CCPA
Matrícula

Notícias

HOME
Projeto LIV promove o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais

Projeto LIV promove o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais

O projeto trabalha fortalecendo o cuidado socioemocional, dentro e fora da sala de aula, envolvendo a família através de interações e troca de conhecimento com as crianças.
21 de fev de 2024
889
Compartilhe este artigo

Trabalhar a saúde mental entre seus alunos é um dos pilares do CCPA, por isso, o colégio desenvolveu o projeto socioemocional LIV (Laboratório Inteligência de Vida), que consiste em trabalhar as emoções, ensinando as crianças e jovens a nomear e reconhecer as mesmas. 

Além disso, o projeto também estimula os alunos a aprenderem a lidar com suas emoções, resolverem problemas do dia a dia e identificarem suas habilidades e dificuldades. Uma abordagem fundamental para potencializar o aprendizado em todas as faixas etárias. 

De acordo com a professora LIV, Aldilene dos Santos Rodrigues, o projeto trabalha fortalecendo o cuidado socioemocional, dentro e fora da sala de aula, envolvendo a família através de interações e troca de conhecimento com as crianças. 

As habilidades sociais e emocionais são aplicadas a partir de um planejamento pedagógico, que em cada idade é definido de uma forma diferente. “Na educação infantil, por exemplo, as crianças aprendem a reconhecer as emoções básicas como: medo, raiva alegria e amor. Fazendo uso de fantoches, contação de histórias e músicas para que eles possam aprender a identificar e nomear fazendo uma ligação com a vida deles, o que sentem e quando sentem”, explicou. 

No ensino Fundamental são trabalhadas habilidades como a colaboração, perseverança, pensamento crítico, proatividade, comunicação e criatividade. Segundo Adilene, para essa faixa etária, são trabalhados projetos que promovam o conhecimento sobre si e sobre o mundo, promovendo assim a reflexão e participação dos mesmos. “Nesse contexto temos um personagem por turma e cada um traz uma história e vivência. Embarcamos nas contações de histórias sempre relacionando a realidade, buscando promover o momento de fala e escuta”, destacou a professora. 

Para os adolescentes, o Núcleo de Saúde Mental, além de desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, oferece assistência aos alunos no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento e na socialização. Nessa fase, as famílias também são atendidas com orientações e constante troca de informações com profissionais que acompanham os alunos fora da escola. 

O LIV está integrado ao Núcleo de Saúde Mental do CCPA e sua equipe é formada por professora, psicóloga e psicopedagoga. 

Mais informações acesse: https://ccpa.com.br/nucleo-de-saude-mental/

HOME
Projeto LIV promove o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais

Projeto LIV promove o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais

O projeto trabalha fortalecendo o cuidado socioemocional, dentro e fora da sala de aula, envolvendo a família através de interações e troca de conhecimento com as crianças.
21 de fev de 2024
889
Compartilhe este artigo

Trabalhar a saúde mental entre seus alunos é um dos pilares do CCPA, por isso, o colégio desenvolveu o projeto socioemocional LIV (Laboratório Inteligência de Vida), que consiste em trabalhar as emoções, ensinando as crianças e jovens a nomear e reconhecer as mesmas. 

Além disso, o projeto também estimula os alunos a aprenderem a lidar com suas emoções, resolverem problemas do dia a dia e identificarem suas habilidades e dificuldades. Uma abordagem fundamental para potencializar o aprendizado em todas as faixas etárias. 

De acordo com a professora LIV, Aldilene dos Santos Rodrigues, o projeto trabalha fortalecendo o cuidado socioemocional, dentro e fora da sala de aula, envolvendo a família através de interações e troca de conhecimento com as crianças. 

As habilidades sociais e emocionais são aplicadas a partir de um planejamento pedagógico, que em cada idade é definido de uma forma diferente. “Na educação infantil, por exemplo, as crianças aprendem a reconhecer as emoções básicas como: medo, raiva alegria e amor. Fazendo uso de fantoches, contação de histórias e músicas para que eles possam aprender a identificar e nomear fazendo uma ligação com a vida deles, o que sentem e quando sentem”, explicou. 

No ensino Fundamental são trabalhadas habilidades como a colaboração, perseverança, pensamento crítico, proatividade, comunicação e criatividade. Segundo Adilene, para essa faixa etária, são trabalhados projetos que promovam o conhecimento sobre si e sobre o mundo, promovendo assim a reflexão e participação dos mesmos. “Nesse contexto temos um personagem por turma e cada um traz uma história e vivência. Embarcamos nas contações de histórias sempre relacionando a realidade, buscando promover o momento de fala e escuta”, destacou a professora. 

Para os adolescentes, o Núcleo de Saúde Mental, além de desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, oferece assistência aos alunos no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento e na socialização. Nessa fase, as famílias também são atendidas com orientações e constante troca de informações com profissionais que acompanham os alunos fora da escola. 

O LIV está integrado ao Núcleo de Saúde Mental do CCPA e sua equipe é formada por professora, psicóloga e psicopedagoga. 

Mais informações acesse: https://ccpa.com.br/nucleo-de-saude-mental/

artigos relacionados

Diversão: Colônia de Férias do CCPA está com inscrições abertas

01 de jul de 2024
Final de semestre chegando e a criançada só quer saber de aproveitar o período de pausa dos estudos da melhor forma, ou seja, com muita diversão. Por isso, a Colônia de Férias do CCPA é uma ótima opção, pois reúne em um só lugar muitas brincadeiras, em um ambiente acolhedor e seguro para os pequenos. […]
VEJA MAIS

Abril foi marcado por ações voltadas para a leitura 

02 de maio de 2024
Uma dessas ações foi o projeto “Ler, Aprender e Crescer”, desenvolvido por alunos do Fundamental 1, incentivando que os alunos mergulhassem nas páginas dos livros
VEJA MAIS

Infantil: espaço proporciona acolhimento e segurança  

03 de abr de 2024
O prédio, que fica separado dos demais segmentos do Colégio, possui variedade de brinquedos e espaços adequados para realização de atividades pedagógicas do dia a dia.
VEJA MAIS
1 2 3 5
Veja todas as notícias

Baixe nosso app

crossmenu