Bem-vindo ao Colégio CCPA
O CCPA - Colégio de Ciências Pura e Aplicada - foi fundado a partir do primeiro pré-vestibular de Aracaju, o "ENGEQUIME", que funcionava na rua Maroim, 838, local em que o colégio foi autorizado a funcionar em 1974. Em 1975, funcionou como apêndice(convênio) do SALESIANO, dando a parte profissionalizante, exigida pela lei da época, para aquele colégio. O CCPA iniciou suas atividades plenas e oficiais no ano de 1976, na rua de Estância, 1003, incorporando o antigo primário do "Educandário Alfredo Montes". No seu primeiro ano de vida, contou com 270 alunos atingindo 1000 alunos em 1981.
A partir desse ano teve início a construção do núcleo Sul, sede atual nos Jardins, que começou a funcionar paralelamente ao CCPA centro, em 1982. A partir de 1987 o CCPA centro foi desativado e o núcleo Sul passou a funcionar de forma plena.
Nesses anos de funcionamento, o CCPA conseguiu destaque no nosso Estado pelos excelentes resultados obtidos nos concursos vestibulares, no esporte e pela preocupação constante em dar aos seus alunos uma formação completa.
O CCPA realiza inúmeros eventos que buscam uma maior integração entre os alunos e proporcionam um aprendizado de uma maneira alegre e descontraída. São realizados concursos, gincanas, campeonatos, passeios, enfim, atividades que ajudarão no desenvolvimento do educando.
O CCPA sempre procurou acompanhar as mudanças. Seus alunos têm contato com a informática e a língua inglesa desde o ensino infantil; as crianças são estimuladas no esporte e recebem aulas de música e motricidade; os adolescentes são acompanhados por profissionais competentes que os ajudam a transpor obstáculos e a se prepararem para o futuro.
O CCPA é um local onde a criança tem vontade de estudar, aprende a pensar, tem a sensação de crescer e tem o seu desenvolvimento garantido por estar integrada ao novo mundo que vem chegando. Muitos anos já se passaram. O mundo mudou...O CCPA também mudou. Só não mudou na credibilidade.
Missão
Promover uma educação de excelência com formação integral dos alunos através da construção dos conhecimentos e valores necessários para o progresso pessoal e profissional.
Visão
Manter-se uma referência em educação, ao lado das melhores instituições do país.
valores
Cidadania, disciplina, ética, pensamento, crítico, respeito e solidariedade.
Diretoria
Roberta Monteiro Alves
Diretora Pedagógica
Genisson Fonseca
Diretor Administrativo Financeiro
coordenação pedagógica
Leonardo Matos
Coordenador Geral
Hélio Igor
Coordenador
Ensino Médio
Nívea Melo
Coordenadora
Fundamental I
Gláucia Lima
Coordenadora
Fundamental II
Karla Valéria
Coordenadora
Infantil
Sabrina Amorim
Coordenadora
de eventos e projetos
Jeniffer Franco
Orientadora Pedagógica
Fundamental 2
Giovani Souza
Coordenador
Ed. Física
Amanda Silva
Coordenadora
English Class
Administrativo
Danielly Soares
Coordenadora Marketing
Fulvio Alexandre
Marketing
Delane Chagas
Recursos Humanos
Rodrigo Trancoso
Marketing
Jorge Vinícius
Coordenador
Comercial
Delane Chagas
Tesouraria
Vitor
TI
Vera Maria
Auxiliar de Coordenação
Ivan Santos
Coordenador de
Manutenção
Jadson Alves
Coordenador de
Serviços Gerais
Daniela Soares
Setor Pessoal
Conheça um pouco mais
Biblioteca Marcos Pinheiro
O acervo da Biblioteca é formado por livros, periódicos (Revistas, Jornais, Anuários), obras de referência (Dicionários, Enciclopédias, Guias, Catálogos, Manuais), CDs, folhetos e Atlas. Todo o acervo encontra-se catalogado, classificado e registrado dentro dos padrões das normas técnicas, obedecendo ao Sistema de Catalogação Anglo-Americano AACR2 e uso sistemático da CDU- Classificação Decimal Universal.
Google Space
O "Google Space – CCPA” é uma sala temática que utiliza principalmente os recursos oferecidos pelo projeto Google for Education para incrementar as aulas, tornando-as muito mais atraentes para os alunos. A ambientação diferenciada da sala favorece as atividades colaborativas e auxilia na transformação do professor em um gestor da aprendizagem.
Info Space
O Info Space é o ambiente apropriado para o desenvolvimento de projetos diversos. A interdisciplinaridade encontra aqui um dos locais que favorecem a sua aplicação. Aqui está sendo enfatizado o ensino de programação, porque estimula a criatividade, a autonomia, desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe. Quando ensinada de forma contextualizada, a programação pode ser uma grande aliada ao ensino das disciplinas básicas, como Português e Matemática. Independentemente da forma, o importante é que o ensino de programação não deve ser visto como fim em si mesmo, mas como uma nova forma de expressão e, principalmente, como uma maneira de aumentar a aproximação e o envolvimento do aluno com o conhecimento.
Maker Space
O Maker Space é um espaço equipado com ferramentas para a criação de projetos e trabalhos de manufatura, que tem um padrão de equipamentos e recursos a serem seguidos e que podem ou não ser voltados ao universo eletrônico.
No Maker Space, pode-se criar de tudo: desde um projeto de uma casa até uma escultura feita em impressora 3D.
O Maker Space está diretamente relacionado com o “Movimento Maker”, o qual é uma forma de pensar o mundo que otimiza o uso de materiais e habilidades disponíveis.
Esses espaços além de disponibilizarem o acesso a tecnologias e ferramentas, potencializam também a partilha de conhecimento, com foco na criatividade e inovação.