CCPA
Matrícula

Ensino Fundamental I

HOME
Ensino Fundamental I
Voltar

Projetos

CCPA Free

Iniciamos, no ano de 2022, um projeto anual chamado "Sexta Free" com a  pretensão de diversificar a rotina escolar, sempre às sextas-feiras (exceto em dias de eventos e/ou culminância de projetos), promovendo práticas de escolha, expressão de preferências, estímulo à autonomia e, o mais importante: oportunizando momentos de frustração. "Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao desenvolvimento infantil.

     Combinados família e escola:

  • Família- Antes de vir à escola (exclusivamente às sextas-feiras), a criança discutirá com a família se ela prefere vir à escola com roupa livre ou trazer um brinquedo (livre escolha, que não contenham peças pequenas e que não seja de grande valor econômico, visto que a escola não poderá ser responsabilizada caso ele seja quebrado ou extraviado, durante a interação) e participar ativamente do processo de escolha do próprio lanche;
  • Escola- A Coordenação, juntamente com a equipe de docentes, organizará uma programação “diferenciada e surpresa" que sugiram regras, foco e atenção. As professoras planejarão jogos direcionados para que as crianças possam ganhar e/ou perder, aprender a controlar impulsos, deixar claro ônus e bônus de cada pequena escolha.

 O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com inúmeros aspectos da evolução das crianças. Com a dose certa de independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis para toda a vida como a criatividade, o pensamento crítico, responsabilidade, inteligência socioemocional, flexibilidade cognitiva, entre outros. 

Pretendemos dar oportunidade de escolha às crianças, de forma gradual, para que elas aprendam desde cedo a serem seres mais autônomos, com capacidade de interagir e fazer escolhas. Outra grande função é a de oportunizar aprendizagem para lidar com as frustrações.

Esse projeto foi criado e, inicialmente, executado pela equipe de profissionais da Educação Infantil do CCPA e, diante dos bons frutos que geraram, está sendo estendido às séries iniciais do Ensino Fundamental.

Acreditamos que, quando a família e a escola estão unidas para o desenvolvimento integral das crianças, todos ganham!

Projeto Ciensibilize

Através do Projeto Ciensibilize nossos alunos mergulharam no mundo investigativo das Ciências e do Meio Ambiente.

  Além de toda a explanação  realizada durante as aulas, no horário normal, fazemos algumas trilhas de aprendizagem com participação das famílias.

Não medimos esforços para que os nossos alunos tenham espaço para observar, refletir, investigar e propor soluções para os problemas ambientais existentes nas situações problema que são propostas.  

Apresentamos todo o material intelectual que é criado em uma feira de Ciências que acontece no espaço físico da escola . 

 Toda a comunidade escolar participa desse momento montando, organizando e explicando as etapas de operacionalização do projeto. 

Temos um lema: precisamos entender que “nós fazemos parte da solução!”

Projeto Expedição Aracaju

Através do projeto “Aracaju, sua história é a minha história” apresentamos os marcos históricos da nossa cidade com momentos de observação, descoberta e vivências. Através de atividades que acontecem, de forma interna, vamos apresentando as particularidades da nossa capital e sugerindo que, no dia 11 de março (sábado, entre 8h e 14h), eles realizem, com o apoio da família, uma expedição pela cidade de Aracaju. Ela será guiada através de um QrCode com  paradas em pontos estratégicos, citados no passaporte impresso que fornecemos. Em cada ponto há uma equipe do CCPA entregando os adesivos que deverão ser colocados no passaporte.

         Há uma linda integração entre toda a comunidade escolar: alunos, funcionários e famílias! Depois da expedição, organizamos os materiais coletados durante o percurso e destacamos no painel central da escola com os registros dessa aventura. No momento de chegada e saída das crianças, as famílias podem visitar a exposição e, no dia que antecede o feriado municipal, dia 16/3, fazemos uma grande celebração de aniversário com direito a bolo, doces e salgados.

Projeto Dia nacional do Livro Infantil

Estimular o exercício da mente, a consciência em relação ao outro,  desenvolver comportamentos que geram bem estar coletivo e despertar a leitura (verbal e não-verbal) são nossos objetivos  ao escolhermos celebrar, com muita integração, leitura e atividades lúdicas, o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4).

Exploramos a leitura de forma prazerosa para que as crianças possam “degustar a leitura com tranquilidade” e refletir, junto com os amigos, sobre a ideia central de cada história. 

Organizamos dois momentos distintos para a operacionalização das atividades: no primeiro momento, o manuseio do livro, a leitura com levantamento de hipóteses e questões contextualizadas nas tarefas de casa. Já no segundo momento, como culminância dos trabalhos realizados e expressão da temática abordada em cada literatura, organizamos vivências significativas para “transpor os limites das páginas dos livros”. 

Preparamos momentos lúdicos para estimular, ainda mais, os nossos alunos ao hábito da leitura e à observação sobre a importância dela na nossa vida.  Para as turmas da Educação Infantil, fazemos apresentações artísticas (com participação das famílias) e, nas séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º), fazemos encontros com vivências lúdicas específicas para construir pontes com outras aprendizagens e tornar mais prazeroso o processo escolar. Podemos citar passeios ciclístico, visita ao planetário, piquenique na praça etc. A programação é vasta e depende da temática evidenciada nas histórias e de como pretendemos impactar a descoberta dos nossos alunos.

Diferenciais

Laboratórios de tecnologia
Salas climatizadas
Biblioteca diversificada e ampla
Piscinas
Espaço de leitura
quadras poliesportivas
Salão de jogos
parque infantil
Laboratório de Ciências
Cantinas
Sala de Artes
Auditório
Segurança 24h
Infraestrutura multimídia

DESPERTANDO OS LÍDERES DO FUTURO

2º ano

O segundo ano do Ensino Fundamental 1 é um momento emocionante e cheio de descobertas na jornada educacional de uma criança. Nesta fase, os alunos continuam a desenvolver habilidades fundamentais em leitura, escrita e matemática, ao mesmo tempo em que exploram o mundo ao seu redor de maneira mais ampla.

Nessa etapa, as crianças são incentivadas a consolidar a alfabetização, aprimorando a leitura fluente e a compreensão de textos mais complexos. Elas também são desafiadas a aperfeiçoar suas habilidades de escrita, aprendendo a organizar suas ideias e expressá-las de forma clara e coerente.

3º ano

O terceiro ano do Ensino Fundamental 1 é uma fase empolgante e repleta de novos aprendizados na jornada educacional das crianças. Neste estágio, os alunos expandem ainda mais suas habilidades acadêmicas e desenvolvem uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.

No terceiro ano, a leitura e a escrita continuam a ser aprimoradas, permitindo que as crianças mergulhem em textos mais desafiadores e complexos. Elas são incentivadas a compreender e interpretar informações de diferentes fontes, a fim de expandir seus conhecimentos e desenvolver habilidades de pensamento crítico.

4º ano

O quarto ano do Ensino Fundamental 1 marca um momento significativo na educação das crianças, pois elas continuam a desenvolver habilidades fundamentais e expandem seus conhecimentos em várias áreas.

Nesse estágio, a leitura e a escrita atingem um novo patamar, com as crianças se tornando leitores mais fluentes e capazes de compreender textos cada vez mais complexos. Elas são incentivadas a explorar diferentes gêneros literários e a expressar suas ideias de forma mais sofisticada por meio da escrita.

5º ano

O quinto ano do Ensino Fundamental 1 é uma etapa crucial na jornada educacional das crianças, marcada por desafios emocionantes e oportunidades de crescimento acadêmico significativo.

Neste estágio, as habilidades de leitura e escrita alcançam um novo nível de sofisticação. As crianças desenvolvem uma compreensão mais profunda da estrutura dos textos, melhoram sua fluência na leitura e aprimoram suas habilidades de interpretação. Elas são incentivadas a se expressar de forma criativa e persuasiva por meio da escrita, explorando diferentes gêneros e desenvolvendo sua voz autêntica.

MAIS CCPA

Tudo de bom no mesmo lugar
Saiba Mais

Depoimentos

Falar do CCPA é falar de acolhimento, dedicação, criatividade, respeito e comprometimento com a família e com a criança. Minhas filhas amam estudar no CCPA e sempre chegam falando as novidades do dia a dia, das apresentações e de tudo o que aprendeu, pois a escola proporciona várias atividades lúdicas, vivências com o que foi estudado, tornando assim o aprendizado mais leve e melhor compreendido.
Kaline Passos Franco Nascimento
Mãe de Luna Franco (1º ano Fundamental) e Lara Franco (3º ano Fundamental)
O CCPA, no ano passado, decidiu “sair da boiada” das escolas de Sergipe e isso, evidentemente, gera novos desafios. Como pai, percebo que isso foi positivo, pois quando meu filho deixa de ser apenas “números” a missão da escola se torna mais honrosa.
Oscar Raposo
Pai de Bernardo Raposo - 2º Ano ( fund 01)

Galeria de Fotos

PROFESSORES

Andreia Melo
Professora
Camila Vieira
Professora
Cássia Vidal
Professora
Danielle Prado
Professora
Camila Cardoso
Auxiliar
Claudineia Dias
Auxiliar
Danielle Siqueira
Professora
Débora Sucupira
Professora
Dênia Santos
Professora
Dulciana Lemos
Professora
Gabriel Dourado
Professor
Gleize Matos
Professora
Gismara Barbosa
Professora
Ivanilza Fontes
Professora
Jackeline Rezende
Professora
Jamile Aguiar
Professora
Kaise Nieatz
Auxiliar
Kyara Barreto
Professora
Márcia Araújo
Professora
Diva Raquel
Professora
Renata Kelmany
Auxiliar
Silvânia Silva
Professora
Tatiane Gomes
Auxiliar
Antonio de Souza
Professor
Ricardo Gaspar
Professor
Jessica Alves
Professora
crossmenu