CCPA
Matrícula

Ensino Infantil

HOME
Ensino Infantil
Voltar

Projetos

CCPA Free

Iniciamos, no ano de 2022, um projeto anual chamado "Sexta Free" com a  pretensão de diversificar a rotina escolar, sempre às sextas-feiras (exceto em dias de eventos e/ou culminância de projetos), promovendo práticas de escolha, expressão de preferências, estímulo à autonomia e, o mais importante: oportunizando momentos de frustração. "Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao desenvolvimento infantil.

     Combinados família e escola:

  • Família- Antes de vir à escola (exclusivamente às sextas-feiras), a criança discutirá com a família se ela prefere vir à escola com roupa livre ou trazer um brinquedo (livre escolha, que não contenham peças pequenas e que não seja de grande valor econômico, visto que a escola não poderá ser responsabilizada caso ele seja quebrado ou extraviado, durante a interação) e participar ativamente do processo de escolha do próprio lanche;
  • Escola- A Coordenação, juntamente com a equipe de docentes, organizará uma programação “diferenciada e surpresa" que sugiram regras, foco e atenção. As professoras planejarão jogos direcionados para que as crianças possam ganhar e/ou perder, aprender a controlar impulsos, deixar claro ônus e bônus de cada pequena escolha.

 O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com inúmeros aspectos da evolução das crianças. Com a dose certa de independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis para toda a vida como a criatividade, o pensamento crítico, responsabilidade, inteligência socioemocional, flexibilidade cognitiva, entre outros. 

Pretendemos dar oportunidade de escolha às crianças, de forma gradual, para que elas aprendam desde cedo a serem seres mais autônomos, com capacidade de interagir e fazer escolhas. Outra grande função é a de oportunizar aprendizagem para lidar com as frustrações.

Esse projeto foi criado e, inicialmente, executado pela equipe de profissionais da Educação Infantil do CCPA e, diante dos bons frutos que geraram, está sendo estendido às séries iniciais do Ensino Fundamental.

Acreditamos que, quando a família e a escola estão unidas para o desenvolvimento integral das crianças, todos ganham!

Projeto Ciensibilize

Através do Projeto Ciensibilize nossos alunos mergulharam no mundo investigativo das Ciências e do Meio Ambiente.

  Além de toda a explanação  realizada durante as aulas, no horário normal, fazemos algumas trilhas de aprendizagem com participação das famílias.

Não medimos esforços para que os nossos alunos tenham espaço para observar, refletir, investigar e propor soluções para os problemas ambientais existentes nas situações problema que são propostas.  

Apresentamos todo o material intelectual que é criado em uma feira de Ciências que acontece no espaço físico da escola . 

 Toda a comunidade escolar participa desse momento montando, organizando e explicando as etapas de operacionalização do projeto. 

Temos um lema: precisamos entender que “nós fazemos parte da solução!”

Projeto Expedição Aracaju

Através do projeto “Aracaju, sua história é a minha história” apresentamos os marcos históricos da nossa cidade com momentos de observação, descoberta e vivências. Através de atividades que acontecem, de forma interna, vamos apresentando as particularidades da nossa capital e sugerindo que, no dia 11 de março (sábado, entre 8h e 14h), eles realizem, com o apoio da família, uma expedição pela cidade de Aracaju. Ela será guiada através de um QrCode com  paradas em pontos estratégicos, citados no passaporte impresso que fornecemos. Em cada ponto há uma equipe do CCPA entregando os adesivos que deverão ser colocados no passaporte.

         Há uma linda integração entre toda a comunidade escolar: alunos, funcionários e famílias! Depois da expedição, organizamos os materiais coletados durante o percurso e destacamos no painel central da escola com os registros dessa aventura. No momento de chegada e saída das crianças, as famílias podem visitar a exposição e, no dia que antecede o feriado municipal, dia 16/3, fazemos uma grande celebração de aniversário com direito a bolo, doces e salgados.

Projeto Dia nacional do Livro Infantil

Estimular o exercício da mente, a consciência em relação ao outro,  desenvolver comportamentos que geram bem estar coletivo e despertar a leitura (verbal e não-verbal) são nossos objetivos  ao escolhermos celebrar, com muita integração, leitura e atividades lúdicas, o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4).

Exploramos a leitura de forma prazerosa para que as crianças possam “degustar a leitura com tranquilidade” e refletir, junto com os amigos, sobre a ideia central de cada história. 

Organizamos dois momentos distintos para a operacionalização das atividades: no primeiro momento, o manuseio do livro, a leitura com levantamento de hipóteses e questões contextualizadas nas tarefas de casa. Já no segundo momento, como culminância dos trabalhos realizados e expressão da temática abordada em cada literatura, organizamos vivências significativas para “transpor os limites das páginas dos livros”. 

Preparamos momentos lúdicos para estimular, ainda mais, os nossos alunos ao hábito da leitura e à observação sobre a importância dela na nossa vida.  Para as turmas da Educação Infantil, fazemos apresentações artísticas (com participação das famílias) e, nas séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º), fazemos encontros com vivências lúdicas específicas para construir pontes com outras aprendizagens e tornar mais prazeroso o processo escolar. Podemos citar passeios ciclístico, visita ao planetário, piquenique na praça etc. A programação é vasta e depende da temática evidenciada nas histórias e de como pretendemos impactar a descoberta dos nossos alunos.

Diferenciais

Estrutura física organizada e supervisionada
Inglês a partir de 3 anos
Formação continuada de professores
Ações de psicologia e psicopedagogia
Escola de referência Google
Segurança 24h
Tecnologia como ferramenta de aprendizagem
Aplicativo próprio para comunicação ágil
Integração escolar com ações solidárias
Salas climatizadas
Atendimento personalizado
Sala de música
Eventos escolares e Projetos Pedagógicos
Espaço da nave

DESPERTANDO OS LÍDERES DO FUTURO

Maternalzinho

Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária de 1 ano.
Espaço confortável e seguro, que estimula a autonomia e o aprendizado daqueles que estão iniciando os primeiros passos na vida escolar.

Nessa fase da escolarização, teremos:
• Aprofundamento dos estímulos do Maternal;
• Início das atividades diárias enviadas para casa;
• Primeiro contato com a língua inglesa na escola;
• Abordagem STEAM (Ciências,Engenharia,Tecnologia, Artes e Matemática);
• Oferta de atividades físicas específicas na escola (Natação e Dança).

Maternal

Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária de 2 anos.

Nessa fase da escolarização, teremos:
• Aprofundamento dos estímulos do Maternalzinho;
• Atividades artísticas coletivas e individuais;
• Material didático individual (SAE);
• Atividades escritas (esporádicas) com participação das famílias;
• Estímulo constante ao controle de esfíncteres (para iniciar desfralde);
• Ampliação das capacidades sensoriais;
• Iniciação à abordagem STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática).

Jardim I

Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária de 3 anos.

Nessa fase da escolarização, teremos:
• Aprofundamento dos estímulos do Maternalzinho;
• Atividades artísticas coletivas e individuais;
• Material didático individual (SAE);
• Atividades escritas (esporádicas) com participação das famílias;
• Estímulo constante ao controle de esfíncteres (para iniciar desfralde);
• Ampliação das capacidades sensoriais;
• Iniciação à abordagem STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática).

Jardim II

Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária de 4 anos.

​Nessa fase da escolarização, teremos:
• Aprofundamento dos estímulos do Jardim I;
• Início da transição da escrita bastão para a cursiva;
• Aula semanal na sala STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática);
• Foco na função simbólica, onde a fantasia e a imaginação são as ferramentas para a interação.

Infantil

Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária de 5 anos.

​Nessa fase da escolarização, teremos:
• Uso exclusivo da letra cursiva;
• Foco no processo de alfabetização;
• Estímulo à leitura de forma diária (na escola e em casa);
• Registro de desenvolvimento ao final de cada unidade;
• Opção para realizar Karatê na escola;
• Aula semanal na sala STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática).

1º Ano

Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária de 6 anos.

Nessa fase da escolarização, teremos:
• Início do Ensino Fundamental (componentes curriculares);
• Ênfase em Alfabetização e letramento;
• Opção para realizar futsal na escola;
• Opção para estudar em um curso de idiomas English Class depois do horário escolar;
• Formatura do ABC;
• Aula semanal na sala STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática).

Educação Física

A prática esportiva contribui para o desenvolvimento integral do aluno, aumenta a capacidade cognitiva, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre as crianças. Todas as crianças matriculadas na Educação Infantil do CCPA participam das aulas de motricidade e, a partir de 3 anos, podem optar em fazer um esporte diferenciado, no mesmo turno, em que estuda. As modalidades ofertadas de forma opcional são:

• Natação e Dança (a partir de 3 anos);
• Karatê (a partir de 5 anos);
• Futsal (a partir de 6 anos).

MAIS CCPA

Tudo de bom no mesmo lugar
Saiba Mais

Depoimentos

Falar do CCPA é falar de acolhimento, dedicação, criatividade, respeito e comprometimento com a família e com a criança. Minhas filhas amam estudar no CCPA e sempre chegam falando as novidades do dia a dia, das apresentações e de tudo o que aprendeu, pois a escola proporciona várias atividades lúdicas, vivências com o que foi estudado, tornando assim o aprendizado mais leve e melhor compreendido.
Kaline Passos Franco Nascimento
Mãe de Luna Franco (1º ano Fundamental) e Lara Franco (3º ano Fundamental)
O CCPA, no ano passado, decidiu “sair da boiada” das escolas de Sergipe e isso, evidentemente, gera novos desafios. Como pai, percebo que isso foi positivo, pois quando meu filho deixa de ser apenas “números” a missão da escola se torna mais honrosa.
Oscar Raposo
Pai de Bernardo Raposo - 2º Ano ( fund 01)

Galeria de Fotos

PROFESSORES

Aldilene Rodrigues
Professora
Alline Dantas
Professora
Carmem Lúcia
Professora
Cristiano Prudente
Professor
Aparecida Santos
Auxiliar
Flávia Lobão
Professora
Manoela Silveira
Professora
Manuela Menezes
Professora
Manuella Costa
Professora
Mara Brito
Professora
Mirtes Campos
Professora
Solange Santos
Professora
Talita Andrade
Professora
Antonio de Souza
Professor
Vanessa Sobral
Professora
Viviane Souza
Professora
Gidelfa de Santana
Professora
Thamires Sales
Professora
Silvia Fernanda
Professora
Jéssica da Cunha
Professora
Raphaela Marques
Auxiliar
crossmenu