Iniciamos, no ano de 2022, um projeto anual chamado "Sexta Free" com a pretensão de diversificar a rotina escolar, sempre às sextas-feiras (exceto em dias de eventos e/ou culminância de projetos), promovendo práticas de escolha, expressão de preferências, estímulo à autonomia e, o mais importante: oportunizando momentos de frustração. "Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao desenvolvimento infantil.
Combinados família e escola:
O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com inúmeros aspectos da evolução das crianças. Com a dose certa de independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis para toda a vida como a criatividade, o pensamento crítico, responsabilidade, inteligência socioemocional, flexibilidade cognitiva, entre outros.
Pretendemos dar oportunidade de escolha às crianças, de forma gradual, para que elas aprendam desde cedo a serem seres mais autônomos, com capacidade de interagir e fazer escolhas. Outra grande função é a de oportunizar aprendizagem para lidar com as frustrações.
Esse projeto foi criado e, inicialmente, executado pela equipe de profissionais da Educação Infantil do CCPA e, diante dos bons frutos que geraram, está sendo estendido às séries iniciais do Ensino Fundamental.
Acreditamos que, quando a família e a escola estão unidas para o desenvolvimento integral das crianças, todos ganham!
Através do Projeto Ciensibilize nossos alunos mergulharam no mundo investigativo das Ciências e do Meio Ambiente.
Além de toda a explanação realizada durante as aulas, no horário normal, fazemos algumas trilhas de aprendizagem com participação das famílias.
Não medimos esforços para que os nossos alunos tenham espaço para observar, refletir, investigar e propor soluções para os problemas ambientais existentes nas situações problema que são propostas.
Apresentamos todo o material intelectual que é criado em uma feira de Ciências que acontece no espaço físico da escola .
Toda a comunidade escolar participa desse momento montando, organizando e explicando as etapas de operacionalização do projeto.
Temos um lema: precisamos entender que “nós fazemos parte da solução!”
Através do projeto “Aracaju, sua história é a minha história” apresentamos os marcos históricos da nossa cidade com momentos de observação, descoberta e vivências. Através de atividades que acontecem, de forma interna, vamos apresentando as particularidades da nossa capital e sugerindo que, no dia 11 de março (sábado, entre 8h e 14h), eles realizem, com o apoio da família, uma expedição pela cidade de Aracaju. Ela será guiada através de um QrCode com paradas em pontos estratégicos, citados no passaporte impresso que fornecemos. Em cada ponto há uma equipe do CCPA entregando os adesivos que deverão ser colocados no passaporte.
Há uma linda integração entre toda a comunidade escolar: alunos, funcionários e famílias! Depois da expedição, organizamos os materiais coletados durante o percurso e destacamos no painel central da escola com os registros dessa aventura. No momento de chegada e saída das crianças, as famílias podem visitar a exposição e, no dia que antecede o feriado municipal, dia 16/3, fazemos uma grande celebração de aniversário com direito a bolo, doces e salgados.
Estimular o exercício da mente, a consciência em relação ao outro, desenvolver comportamentos que geram bem estar coletivo e despertar a leitura (verbal e não-verbal) são nossos objetivos ao escolhermos celebrar, com muita integração, leitura e atividades lúdicas, o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4).
Exploramos a leitura de forma prazerosa para que as crianças possam “degustar a leitura com tranquilidade” e refletir, junto com os amigos, sobre a ideia central de cada história.
Organizamos dois momentos distintos para a operacionalização das atividades: no primeiro momento, o manuseio do livro, a leitura com levantamento de hipóteses e questões contextualizadas nas tarefas de casa. Já no segundo momento, como culminância dos trabalhos realizados e expressão da temática abordada em cada literatura, organizamos vivências significativas para “transpor os limites das páginas dos livros”.
Preparamos momentos lúdicos para estimular, ainda mais, os nossos alunos ao hábito da leitura e à observação sobre a importância dela na nossa vida. Para as turmas da Educação Infantil, fazemos apresentações artísticas (com participação das famílias) e, nas séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º), fazemos encontros com vivências lúdicas específicas para construir pontes com outras aprendizagens e tornar mais prazeroso o processo escolar. Podemos citar passeios ciclístico, visita ao planetário, piquenique na praça etc. A programação é vasta e depende da temática evidenciada nas histórias e de como pretendemos impactar a descoberta dos nossos alunos.
Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária
de 1 ano.
Espaço acolhedor, que estimula a autonomia e o aprendizado daqueles que estão
iniciando os primeiros passos na vida escolar.
Nessa fase da escolarização, teremos:
• Reconhecer as partes do corpo e a sua sensorialidade.;
• Atividades psicomotoras;
• Estímulos de desenvolvimento emocional;
• Experiências lúdicas;
• Estímulos da intenção comunicativa;
• Atividades artísticas;
• Exposição e participação ativa em situação de socialização estruturada.
Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária
de 2 anos.
Nessa fase da escolarização, teremos:
• Explorações sensoriais;
• Ampliação das atividades psicomotoras;
• Estímulos de desenvolvimento emocional;
• Experiências lúdicas;
• Estímulos ao desenvolvimento da fala;
• Atividades artísticas;
• Ampliação nas formas de socialização;
• Processo de controle de esfíncteres (desfralde);
• Estímulos pela aprendizagem da língua inglesa;
• Material didático individual (SAE);
• Estímulos de escrita espontânea;
• Iniciação à abordagem STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e
Matemática).
Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária
de 3 anos.
Nessa fase da escolarização, teremos:
• Explorações sensoriais;
• Ampliação das atividades psicomotoras;
• Estímulos de desenvolvimento de habilidades emocionais com o projeto LIV;
• Experiências lúdicas;
• Exploração de variados sons para o desenvolvimento da fala;
• Atividades artísticas;
• Processo de controle de esfíncteres (desfralde);
• Material didático individual (SAE);
• Atividades de registros espontâneos;
• Iniciação à abordagem STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e
Matemática);
• Opção para realizar os seguintes esportes na escola: natação, dança, karatê, futsal e
judô.
• Opção de cursar o projeto bilíngue do CCPA, o English Class, depois do horário
escolar.
Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária
de 4 anos.
Nessa fase da escolarização, teremos:
Explorações sensoriais;
• Atividades psicomotoras;
• Estímulos de desenvolvimento de habilidades emocionais com o projeto LIV;
• Experiências lúdicas;
• Exploração do desenvolvimento da linguagem;
• Atividades artísticas;
• Material didático individual (SAE);
• Atividades de registros;
• Abordagem STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática).
• Opção de cursar o projeto bilíngue do CCPA, o English Class, depois do horário
escolar.
• Opção para realizar os seguintes esportes na escola: natação, dança, karatê, futsal e
judô.
Sala climatizada e equipada com recursos pedagógicos específicos para a faixa etária
de 5 anos.
Nessa fase da escolarização, teremos:
• Atividades psicomotoras;
• Ampliação do desenvolvimento de habilidades emocionais com o projeto LIV;
• Experiências lúdicas;
• Exploração do desenvolvimento da leitura com o processo de alfabetização e
letramento;
• Atividades artísticas;
• Material didático individual (SAE);
• Atividades de registros;
• Abordagem STEAM (Ciências, Engenharia, Tecnologia, Artes e Matemática);
• Opção de cursar o projeto bilíngue do CCPA, o English Class, depois do horário
escolar;
• Opção para realizar os seguintes esportes na escola: natação, dança, karatê, futsal e
judô.
A prática esportiva contribui para o desenvolvimento integral do aluno, aumenta a capacidade cognitiva, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre as crianças. Todas as crianças matriculadas na Educação Infantil do CCPA participam das aulas de motricidade e, a partir de 3 anos, podem optar em fazer um esporte diferenciado, no mesmo turno, em que estuda. As modalidades ofertadas de forma opcional são:
• Natação e Dança (a partir de 3 anos);
• Karatê e Judô (a partir de 3 anos);
• Futsal (a partir de 4 anos).