Como forma de incentivar o consumo consciente entre os alunos e suas famílias, o CCPA realizou entre as turmas do Fundamental I o Bazar Junino. A iniciativa, além de ser benéfica para a economia, também é sustentável.
De acordo com a coordenadora do Fundamental I, Nívea Melo, o colégio estimulou as famílias para que participassem do Bazar com as vestimentas juninas usadas em anos anteriores para que fossem expostas no evento e assim pudessem ser vendidas para outros alunos. “Essa ação fez com que as famílias vissem beleza em coisas que já estão prontas, confeccionadas e que estão plenamente perfeitas para novos usos. Assim evitando mais gastos e viabilizando a economia”, destacou.
Ainda segundo a coordenadora, a ação de certa forma ajuda a equilibrar o consumo, estimulando a economia financeira e ajudando o meio ambiente.
“A nossa festa junina é muito forte e além de fazer a festa, desenvolvemos o projeto da festa junina e as famílias se envolvem junto com o colégio. As crianças geralmente não querem repetir as roupas, mas com o bazar conseguimos fazer essas trocas e mostrar que aquela roupa que hoje já não é nova para mim, para um colega vai ser. Então a gente ajuda a economia das famílias, o planeta e todos podem se apresentar lindos do mesmo jeito”, afirmou.
Importância
A realização de Bazares são tendência, além de serem extremamente benéficos à economia, também são amigos da sustentabilidade. Os bazares são como recicladores de roupas, pois não utilizam de matérias primas naturais para produzirem novas peças. Além disso, quando roupas são doadas ou enviadas para brechós, a atitude evita que as peças parem em lixões ou aterros sanitários.