O Novo Ensino Médio nos apresentou a possibilidade de integralizar projetos que já existiam no CCPA. O CCPAMed e CCPAJus são aprofundamentos que trilham as novas diretrizes da Educação Básica. Esse projeto compõe os 40% do currículo flexível, ou seja, aquela parte que os estudantes poderão exercer o seu protagonismo de maneira plena.
Através do CCPAMed, os alunos que se interessarem pelas áreas de saúde e tecnologias terão uma oportunidade, desde a 1ª série do Ensino Médio, de aprofundar seus conhecimentos nas Áreas de Ciência da Natureza e Matemática, além de entrar em contato com profissionais, realizar visitas técnicas a instituições e formar grupo de estudos para resolver situações-problema, sem esquecer o acompanhamento emocional.
Já no CCPAJus, os alunos que se interessarem pelas áreas de ciências sociais, política e linguagens terão uma oportunidade, desde a 1ª série do Ensino Médio, de aprofundar seus conhecimentos nas Áreas de Ciência Humanas e Linguagens, além de entrar em contato com profissionais, realizar visitas técnicas a instituições e formar grupo de estudos para resolver situações-problema, sem esquecer o acompanhamento emocional.
Nas aulas, teóricas ou práticas, do CCPAMed ou CCPAJus, os estudantes terão a oportunidade de avaliar de maneira pormenorizada alguns aspectos do conhecimento, aprofundando-se e indo muito além dos conteúdos padrão dos horários regulares de aula.
Durante os últimos anos, muito se falou sobre o Novo Ensino Médio e as mudanças que ele traria para a Educação Básica. Dentre essas mudanças estão as disciplinas eletivas, que passam a fazer parte da nova grade curricular. De acordo com as diretrizes do Novo Ensino Médio, 60% do currículo dos três anos de formação é determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já os 40% compõem a forma flexível da proposta e contemplam as disciplinas eletivas, ou seja, que poderão ser escolhidas pelo aluno.
As disciplinas eletivas proporcionam experiências que nenhuma outra disciplina curricular oferece, aproximando os estudantes de situações reais do mercado e da vida para além dos muros da escola. Em linhas gerais, as disciplinas eletivas são matérias que os alunos poderão escolher e que não fazem parte da FGB (Formação Geral Básica), disciplinas que, por padrão, todos os alunos devem cursar. As disciplinas eletivas são mais curtas, com duração de apenas um semestre.
É preciso lembrar que estamos formando o profissional que estará no mercado de trabalho nas próximas décadas. Logo, poderá vivenciar situações-problemas que nem existem na atualidade, tornando a aprendizagem mais significativa, além de favorecer o protagonismo discente.
Uma poderosa solução de avaliação externa para coleta de dados precisos que antecipa os resultados do Enem no CCPA. O Simulado Enem do Evolucional conta com provas para todas as áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e uma redação com correção que avalia os alunos nas 5 competências exigidas. Nossos resultados têm 99,7% de precisão pela Teoria de Resposta ao Item, mesmo modelo estatístico utilizado no Enem. Todos os dados gerados a partir da realização do Simulado são disponibilizados em uma plataforma online onde equipe gestora, time pedagógico e estudantes podem encontrar relatórios precisos de desempenho e diagnósticos de próximos passos.
Assim temos soluções personalizadas para transformar os dados de desempenho dos alunos em estratégias para resolução de problemas e aperfeiçoamento de práticas existentes. Com esses dados realizamos reuniões pedagógicas municiadas de relatórios personalizados com os principais indicadores e pontos de atenção a serem observados pelo time. Além disso, são apresentados aos estudantes as principais funcionalidades e conceitos da plataforma de resultados, para aumentar o engajamento, direcionar os seus esforços e otimizar o desempenho.
Nas mais de quatro décadas e meia que compreendem a história do CCPA, acreditamos que a base de uma sociedade democrática passa por formar sujeitos que reconhecem a todos como pessoas de direitos. A escola é o primeiro espaço onde as pessoas têm contato com o que é diverso, reconhecendo-se como parte do mundo e, portanto, é fundamental estarem expostas ao tema.
Cientes da urgente pertinência do amadurecimento da temática no ambiente escolar, o CCPA lança o Projeto ABRA.
Acolhimento e cuidado são as máximas que norteiam o trabalho desenvolvido pelo CCPA durante toda sua história. Parecemos até redundante nominar um projeto com a abreviatura “abra”, que deriva do verbo abraçar, mas também pode ser associado ao verbo abrir.
Abraçar a pluralidade e abrir-se ao novo são atitudes que esperamos de todos aqueles que fazem parte do CCPA, mas entendemos que se faz urgente potencializar a proatividade de toda comunidade escolar quando o assunto é Direitos Humanos.
O Projeto ABRA tem como objetivo fornecer elementos que contribuam para fundamentar a noção de Direitos Humanos e as práticas que ela enseja, a fim de ressaltar sua importância e significado na educação de crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar.
Essa abordagem se justifica, uma vez que é necessário o fortalecimento da educação escolar entendida como educação integral. Ela se propõe a oferecer condições de aprendizagem e formação de pessoas para a vida em sociedade e em comunidade, de forma a valorizar o convívio, a solidariedade e a afirmação dos indivíduos e grupos sociais em suas identidades e em condição de dignidade humana.
Mas para que a escola alcance o sentido de uma educação para os Direitos Humanos, ela deve considerar, como destaca José Sérgio Carvalho, professor da faculdade de educação da USP:
O aprendizado de princípios e valores éticos, como os que animam os Direitos Humanos, não se dá, portanto, pela sua simples veiculação verbal. Ao contrário, sua transmissão e preservação dependem das práticas sociais cotidianas dos profissionais da educação, da consciência que tem dos princípios que as animam e do significado de seus esforços no sentido de os traduzirem, aplicá-los e mantê-los vivos. A melhor forma de cultivá-los e transmiti-los como um dos mais importantes legados culturais da humanidade é torná-los presentes não só em suas palavras, mas em suas ações como professores e profissionais da educação
Ou seja, o que faz do exercício da Educação para Direitos Humanos efetiva é a ostensividade e eficácia de suas ações. Sempre trazendo toda a comunidade escolar como aprendizes desse processo, em que os verdadeiros protagonistas são os indeléveis direitos de todos aqueles que compõem a sociedade.
A escrita é um dos meios de transmissão de conhecimento mais importantes da humanidade e é importante ferramenta de expressão à qual todos têm o direito de acesso. A escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coerente. As habilidades da escrita serão cobradas dos estudantes nos mais diferentes espaços e situações ao longo de suas trajetórias, por isso tamanha cobrança de uma boa produção textual no maior e mais abrangente Exame avaliativo do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Redação é prática e muita prática. O Red+ é o espaço onde implementamos um programa de produções e correções assistidas para fazer com que a escrita se torne parte da rotina dos estudantes desde cedo. Além das produções e correções, também conseguimos promover um acompanhamento minucioso do desempenho dos alunos para atuar nos principais pontos de fragilidade e potencializar aqueles já consolidados.
Com o Red+ conseguimos levar os jovens para além do óbvio quando o assunto é redação e todas as competências que envolvem uma boa produção. Com um time de professores engajados conseguimos alinhar boas práticas de produção, considerando variedade linguística, compreensão dos temas e tipos textuais, uso de repertório amplo e pertinentes e excelentes propostas de intervenção com resolução de problemas de maneira criativa e conectada com as demandas do mundo real. Só assim é possível aliar qualidade técnica e prazer na escrita.
Horas e mais horas de estudos não significam nada sem um planejamento estratégico eficiente e produtivo. Faz-se necessário a aplicação das melhores estratégias para saber como agir na hora do ENEM. O Desafio Enem prepara os estudantes dentro da área de interesse que ele escolheu, dando todo o suporte para alavancar seus rendimentos naquela disciplina mais desafiadora para o ingresso na universidade - sempre levando em consideração pesos e níveis de dificuldade.
A rotina de aulas dos estudantes é montada de acordo com as matérias de maior peso e principal interesse. Os estudantes são subdivididos nas turmas de saúde, exatas e humanas. Todas as turmas têm aulas semanais de Redação e Matemática, essas são estratégias de ouro para todos os cursos e universidades, mas as outras matérias são lecionadas na turma que corresponde aos principais pesos da área.
Nesse projeto, as turmas das 3ª séries são subdivididas a partir das suas escolhas profissionais, e os alunos são preparados de acordo com o tamanho do desafio que cada um tem, afinal de contas, no CCPA, os alunos nunca estão sozinhos. O Ensino Médio é uma das fases mais importantes na vida dos estudantes, um momento de tomada de decisões que serão significativas para o futuro, e nós estamos sempre prontos para apoiá-los em suas escolhas.
No Ensino Médio, o CCPA intensifica os cuidados no processo de preparação, fornecendo todas as ferramentas necessárias para que nossos alunos conquistem a tão sonhada vaga nas melhores universidades e faculdades do Brasil e do Exterior.
Oferece o suporte necessário para os estudantes que desejam desbravar os territórios para além de Sergipe. São aulas semanais, voltadas exclusivamente para as especificidades de alguns processos seletivos diferenciados, assim como os da FUVEST, Unicamp, Unesp e outros que não utilizam as notas do Enem. Por isso, nosso maior orgulho é ter alunos do CCPA em instituições, como USP, Unicamp, PUC, FGV, UFSCAR, UFMG, UFRJ, UFF, UFP, UFSC, Austin Texas, University of California, UC San Diego e Pennsylvania State University.
Todos nós aprendemos do mesmo jeito? As ferramentas de aprendizagem utilizadas por um determinado estudante irão gerar o mesmo resultado para todos os outros? E as a hora da revisão? Devo revisar lendo todo o conteúdo? Ou será melhor escrever em tópicos? Ou os vídeos da internet já serão o suficiente? São muitas perguntas e as respostas geram ainda mais dúvidas.
No processo de aprendizagem, há diversos fatores que interferem, como por exemplo, o interesse pessoal por determinados assuntos, a facilidade de lidar com a linguagem verbal ou com problemas que exigem maior ou menor racionalidade. Por entender que é natural essa multiplicidade de maneiras de se apropriar dos conhecimentos, os professores, normalmente, utilizam diferentes estratégias de ensino.
Mesmo com um arsenal diverso de possibilidades, sempre fica aquela DÚVIDA que parece que nunca é sanada. Justamente para tratar dessas demandas que temos, no CCPA, o Plantão de Dúvidas. Quando surge aquela dúvida que está́ difícil de esclarecer ou quando aquele exercício parece não ter resolução - essa é a hora de procurar os professores plantonistas. Ao longo do ano letivo, os alunos que buscam o Plantão de Dúvidas se mostram mais interessados e motivados para encarar os desafios escolares. Com hábitos de estudo mais aguçados, o medo e a insegurança são dissolvidos por eles que, com a apoio do plantonista, tornam-se cada vez mais confiantes e autônomos.
Portanto, o Plantão de Dúvidas é uma importante ferramenta para que os alunos possam melhorar seu desempenho, seus estudos e sua organização. Com certeza, criar o hábito de estudar regularmente, com frequente presença ao plantão, é o caminho para um bom desempenho escolar.
Tão importante quanto estudar novos conteúdos, realizar revisões periódicas é fundamental para a consolidação da aprendizagem. A rotina dos estudantes é sempre repleta de atividades que envolvem desde frequentar as aulas e cumprir um conjunto de tarefas complementares até a execução de revisões. O volume não é nada pequeno e a disciplina é pré-requisito essencial para uma boa rotina de estudos.
O Reveja e o Spoiler, realizados com as turmas de 3ª séries, são momentos cruciais para finalizarmos ciclos de aprendizagem. É aquele momento de revisitar os conteúdos mais importantes. As turmas são subdivididas por área de interesse e os professores exploram a resolução de muitas questões – o objetivo, nessa reta final, é fazer das aulas momentos de prática e aperfeiçoamento das estratégias de resolução de questões.
Horas e mais horas de estudos não significam nada sem um planejamento estratégico eficiente e produtivo. Faz-se necessário a aplicação das melhores estratégias para saber como agir na hora do ENEM. O Desafio Enem prepara os estudantes dentro da área de interesse que ele escolheu, dando todo o suporte para alavancar seus rendimentos naquela disciplina mais desafiadora para o ingresso na universidade - sempre levando em consideração pesos e níveis de dificuldade.
A rotina de aulas dos estudantes é montada de acordo com as matérias de maior peso e principal interesse. Os estudantes são subdivididos nas turmas de saúde, exatas e humanas. Todas as turmas têm aulas semanais de Redação e Matemática, essas são estratégias de ouro para todos os cursos e universidades, mas as outras matérias são lecionadas na turma que corresponde aos principais pesos da área.
Nesse projeto, as turmas das 3ª séries são subdivididas a partir das suas escolhas profissionais, e os alunos são preparados de acordo com o tamanho do desafio que cada um tem, afinal de contas, no CCPA, os alunos nunca estão sozinhos. O Ensino Médio é uma das fases mais importantes na vida dos estudantes, um momento de tomada de decisões que serão significativas para o futuro, e nós estamos sempre prontos para apoiá-los em suas escolhas.
Através do CCPA Med, os alunos que se interessarem pelas áreas médicas terão uma oportunidade, desde a 1ª série do Ensino Médio, de entrar em contato com profissionais, visitar instituições e formar grupo de estudos para resolver situações-problema, sem esquecer o acompanhamento emocional.
Assim, os alunos se prepararão e familiarizar-se-ão com o dia a dia e a realidade daqueles que cuidam da saúde da população.
No Ensino Médio, o CCPA intensifica os cuidados no processo de preparação, fornecendo todas as ferramentas necessárias para que nossos alunos conquistem a tão sonhada vaga nas melhores universidades e faculdades do Brasil e do Exterior. O CCPA oferece o suporte necessário para os estudantes que desejam desbravar os territórios para além de Sergipe. São aulas semanais, voltadas exclusivamente para as especificidades de alguns processos seletivos diferenciados, assim como os da FUVEST, Unicamp, Unesp e outros que não utilizam as notas do Enem. Por isso, nosso maior orgulho é ter alunos do CCPA em instituições, como USP, Unicamp, PUC, FGV, UFSCAR, UFMG, UFRJ, UFF, UFP, UFSC, Austin Texas, University of California, UC San Diego e Pennsylvania State University.
Essas competições têm como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelo conhecimento, bem como desenvolver habilidades importantes para sua formação acadêmica e profissional. Além disso, as Olimpíadas do conhecimento também contribuem para a valorização da educação e para a identificação de jovens talentos nas diferentes áreas do saber.
O Núcleo de Inteligência Pedagógica (NIP) representa o epicentro da nossa abordagem educacional, onde o processo de aprendizagem dos nossos alunos é meticulosamente metrificado. Por meio das iniciativas do NIP, conseguimos realizar um acompanhamento personalizado do desempenho de cada aluno. Essa abordagem nos permite intervir de maneira assertiva, oferecendo feedbacks seguros às famílias sobre o progresso acadêmico de seus filhos. Os dados cuidadosamente coletados e analisados no NIP não apenas proporcionam uma visão detalhada do rendimento dos alunos, mas também servem como base para estabelecer metas de aprendizagem específicas. Esse arsenal de informações não só orienta os alunos em seu trajeto educacional, mas também oferece suporte valioso aos professores, contribuindo para uma experiência educacional mais direcionada e eficaz