CCPA
Matrícula

Notícias

HOME
Enem: veja como lidar com a ansiedade até o resultado final

Enem: veja como lidar com a ansiedade até o resultado final

O Enem é a porta dos programas com maiores quantidades de vagas nas instituições públicas. Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni e para o FIES. Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados na última terça-feira (16) e a partir de agora os estudantes […]
19 de jan de 2024
81
Compartilhe este artigo

O Enem é a porta dos programas com maiores quantidades de vagas nas instituições públicas. Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni e para o FIES.

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados na última terça-feira (16) e a partir de agora os estudantes devem ficar atentos aos prazos, já que a nota é a principal forma de ingressar no nível superior. A partir da próxima segunda-feira, 22 de janeiro, o aluno já pode se inscrever no Sisu, o prazo vai até o dia 25 e o resultado será publicado no dia 30 de janeiro.

De acordo com o Ministério da Educação, neste ano serão oferecidas 264.360 vagas no Sisu. As oportunidades são distribuídas entre 127 instituições de ensino superior participantes do programa em todo o Brasil.

Até o resultado final do Sisu, o difícil é lidar com a ansiedade, destaca o coordenador do Ensino Médio do colégio CCPA, Hélio Igor Santos. “São 14 dias até o resultado do Sisu, então é muito importante que familiares e amigos respeitem esse momento, não fiquem perguntando sobre a nota, se vai dar para passar. É o final de uma jornada, a gente sabe que o nervosismo é grande, os nervos à flor da pele, então esse é um momento de acolher. A família é um braço de força e não de cobrança ou de cobranças que vão desestabilizar”, destacou.

O Enem é a porta dos programas com maiores quantidades de vagas nas instituições públicas. Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni e para o FIES. ”Todos esses programas dependem da nota do Enem, o Sisu especificamente. Fazer o Enem é sinônimo de oportunidade, então, é muito importante que a gente estimule que os estudantes façam a prova para que eles tenham uma maior possibilidade de acesso a essas vagas que são abertas”, afirmou o coordenador.

Para quem vai fazer as provas em 2024, o coordenador do colégio CCPA ressalta que, apesar das provas parecerem longe, é preciso iniciar a preparação o quanto antes. “É muito importante que se crie um planejamento de estudo para que a gente consiga priorizar e se organizar em cima do que o adolescente tem de escolha. Começar agora a se preparar é fundamental para que a gente tenha uma preparação qualitativa, que possamos fazer revisões espaçadas e estabelecer metas”, finalizou.

Importante

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por auto avaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

artigos relacionados

CCPA comemora aprovação dos seus alunos no SISU

02 de fev de 2024
O resultado da primeira chamada do processo seletivo 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na terça-feira, 30/01. E o CCPA preparou uma festa para comemorar as aprovações junto com seus alunos e familiares. Um momento de acolhimento, emoção e muita alegria. Os resultados positivos são frutos do equilíbrio entre performance, saúde mental […]
VEJA MAIS

Aluno do colégio CCPA é aprovado em medicina na USP

25 de jan de 2024
O aluno passou na primeira tentativa para o vestibular da Fuvest, mas o coordenador relata que a preparação começou muito antes. A semana começou com uma notícia mais que especial para o jovem João Vitor Sol, aluno que cursou o 3º ano do CCPA. O estudante foi aprovado no vestibular da Fuvest para o curso […]
VEJA MAIS

CCPA sediará Maratona de Inovação para o Bem

24 de nov de 2023
No período de 3 a 9 de dezembro acontece mais uma edição da Maratona de Inovação para  Bem e o CCPA sediará parte da programação com a realização de oficinas, prototipagens e cerimônia de encerramento. Com a participação de aproximadamente 200 alunos de escolas públicas e privadas da capital, interior e até de outros estados, […]
VEJA MAIS
1 2 3 8
Veja todas as notícias

Baixe nosso app

crossmenu