CCPA
Matrícula

Notícias

HOME
Enem: veja como lidar com a ansiedade até o resultado final

Enem: veja como lidar com a ansiedade até o resultado final

O Enem é a porta dos programas com maiores quantidades de vagas nas instituições públicas. Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni e para o FIES. Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados na última terça-feira (16) e a partir de agora os estudantes […]
19 de jan de 2024
352
Compartilhe este artigo

O Enem é a porta dos programas com maiores quantidades de vagas nas instituições públicas. Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni e para o FIES.

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados na última terça-feira (16) e a partir de agora os estudantes devem ficar atentos aos prazos, já que a nota é a principal forma de ingressar no nível superior. A partir da próxima segunda-feira, 22 de janeiro, o aluno já pode se inscrever no Sisu, o prazo vai até o dia 25 e o resultado será publicado no dia 30 de janeiro.

De acordo com o Ministério da Educação, neste ano serão oferecidas 264.360 vagas no Sisu. As oportunidades são distribuídas entre 127 instituições de ensino superior participantes do programa em todo o Brasil.

Até o resultado final do Sisu, o difícil é lidar com a ansiedade, destaca o coordenador do Ensino Médio do colégio CCPA, Hélio Igor Santos. “São 14 dias até o resultado do Sisu, então é muito importante que familiares e amigos respeitem esse momento, não fiquem perguntando sobre a nota, se vai dar para passar. É o final de uma jornada, a gente sabe que o nervosismo é grande, os nervos à flor da pele, então esse é um momento de acolher. A família é um braço de força e não de cobrança ou de cobranças que vão desestabilizar”, destacou.

O Enem é a porta dos programas com maiores quantidades de vagas nas instituições públicas. Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni e para o FIES. ”Todos esses programas dependem da nota do Enem, o Sisu especificamente. Fazer o Enem é sinônimo de oportunidade, então, é muito importante que a gente estimule que os estudantes façam a prova para que eles tenham uma maior possibilidade de acesso a essas vagas que são abertas”, afirmou o coordenador.

Para quem vai fazer as provas em 2024, o coordenador do colégio CCPA ressalta que, apesar das provas parecerem longe, é preciso iniciar a preparação o quanto antes. “É muito importante que se crie um planejamento de estudo para que a gente consiga priorizar e se organizar em cima do que o adolescente tem de escolha. Começar agora a se preparar é fundamental para que a gente tenha uma preparação qualitativa, que possamos fazer revisões espaçadas e estabelecer metas”, finalizou.

Importante

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por auto avaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

artigos relacionados

TurboMed: inscrições abertas para vagas do segundo semestre 

11 de jul de 2024
Se o seu sonho é cursar medicina, julho não pode significar férias. É hora de focar nos objetivos e escolher o melhor caminho até a conquista da sua aprovação. Para dar um suporte ao longo dessa caminhada, o CCPA está com inscrições abertas para o TurboMed, ações preparatórias focadas no vestibular de Medicina da Unit, […]
VEJA MAIS

CCPA e Foguete Sem Ré iniciam projeto para homenagear ex-alunos de sucesso

11 de jun de 2024
O CCPA em parceria com o Podcast Foguete Sem Ré lançou um projeto que vai ser inspiração para muitos jovens que estão concluindo o Ensino Médio. Todas as quintas-feiras, um novo episódio irá contar a trajetória de sucesso de um ex-aluno do colégio. O programa surgiu como forma de homenagear os alunos que começaram sua […]
VEJA MAIS

CCPA terá stand de apoio para os alunos que vão fazer o vestibular da Unit

07 de jun de 2024
No local também estará presente a equipe do cursinho Turbo Med, que é voltado para estudantes com foco no vestibular de Medicina da Unit.
VEJA MAIS
1 2 3 11
Veja todas as notícias

Baixe nosso app

crossmenu