CCPA
Matrícula

Notícias

HOME
CCPA traz orientações a respeito de doenças respiratórias

CCPA traz orientações a respeito de doenças respiratórias

No canal do colégio no Youtube está disponível uma conversa com a pediatra Dra. Andréa Carvalho Menezes, que destacou a importância de tomar algumas medidas preventivas para evitar surtos.
17 de maio de 2024
128
Compartilhe este artigo

Chegou o período do ano em que sintomas como febre, dor no corpo, espirros e tosse se manifestam com mais frequência entre as crianças. Pensando em orientar toda comunidade escolar nesse período de sazonalidade, em que mais vírus estão circulando, o colégio CCPA conversou com uma médica pediatra e trouxe informações importantes para os pais de alunos.

No canal do colégio no Youtube está disponível uma conversa com a pediatra Dra. Andréa Carvalho Menezes, que destacou a importância de tomar algumas medidas preventivas para evitar surtos. “Com a mudança de tempo, as crianças ficam mais suscetíveis a adquirir o que chamamos de virose, que aqueles sintomas que já conhecemos. Nariz entupido, tosse, febre, prostração, às vezes vômito e diarreia, cansaço para respirar, entre outros sintomas”, explicou.

A pediatra explica que, de forma geral, a doença viral é autolimitada, começa tendo o primeiro dia com sintomas intensos e depois melhora. Quando os sintomas são leves o ideal é manter a criança em casa e em observação seguindo as orientações do seu médico de confiança.

Nos casos das doenças virais é fundamental proteger outras crianças para que os vírus não se propaguem. “As crianças menores podem levar a casos graves de pneumonia ou bronquiolite, levando a internações até mesmo em UTIs, por isso, orientamos que ao sinal de gripe, o ideal é deixar a criança em casa para protegê-la e também resguardar os coleguinhas. Porque o vírus tem essa característica, se difunde rapidamente”, ressaltou.

Toda a comunidade escolar deve estar atenta, sendo fundamental a ação conjunta de pais/responsáveis, alunos, professores e demais funcionários da instituição de ensino.

Sinais de alerta

- Secreção mais esverdeada;

- Febre alta;

- Vômito constante;

- Falta de apetite;

- dificuldade para respirar.

Nesses casos a orientação é que a criança seja encaminhada para urgência para uma avaliação. E atenção! Qualquer tipo de medicação para alívio dos sintomas deve ser dado de acordo com a orientação médica.

Assista o bate-papo mo link: https://www.youtube.com/c/colegioccpaoficial/videos

artigos relacionados

CCPA recebe representantes da Great Schools para Fórum Estratégico

10 de jun de 2024
Entre os dias 11 e 13 de junho, o CCPA será a sede da Great Schools, o ecossistema educacional que reúne escolas de outros quatro estados. Evidenciar a sergipanidade e fomentar as tradições da cultura de Sergipe, são pilares educacionais do Colégio, por isso, o momento será de planejamento, mas também de apresentação da cultura […]
VEJA MAIS

CCPA realiza café junino para iniciar as festividades do mês de junho

10 de jun de 2024
O mês de junho chegou trazendo uma das maiores tradições do povo nordestino, as festas juninas. Por isso, o CCPA já começou o mês com um super café da manhã nordestino, que reuniu os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I. Além de muito sabor, os alunos puderam compartilhar durante o café da manhã […]
VEJA MAIS

Ação solidária Projeto Sol arrecada doações para o Rio Grande do Sul

17 de maio de 2024
A campanha segue até o dia 23 de maio e está recebendo agasalhos, cobertores e lençóis. O ponto de coleta fica no hall da secretaria do CCPA (portaria principal).
VEJA MAIS
Veja todas as notícias

Baixe nosso app

crossmenu