CCPA
Matrícula

Notícias

HOME
CCPA realiza café junino para iniciar as festividades do mês de junho

CCPA realiza café junino para iniciar as festividades do mês de junho

O mês de junho chegou trazendo uma das maiores tradições do povo nordestino, as festas juninas. Por isso, o CCPA já começou o mês com um super café da manhã nordestino, que reuniu os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I. Além de muito sabor, os alunos puderam compartilhar durante o café da manhã […]
10 de jun de 2024
220
Compartilhe este artigo

O mês de junho chegou trazendo uma das maiores tradições do povo nordestino, as festas juninas. Por isso, o CCPA já começou o mês com um super café da manhã nordestino, que reuniu os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I.

Além de muito sabor, os alunos puderam compartilhar durante o café da manhã muita tradição. Criando laços e memórias, ao som de muito forró e saboreando as delícias típicas juninas.

De acordo com a coordenadora do Fundamental 1, Nívea Melo, a participação das crianças nesses momentos é muito positiva, pois elas brincam e aprendem. “A missão da escola é envolver os alunos com ludicidade e estreitar mais esse vínculo da escola, da vida da criança com a cultura”, ressaltou.

A coordenadora também destacou que o projeto base da escola é o ‘Projeto Sergipanidade’, em que ao longo do ano os eventos escolares envolvem as tradições e a cultura sergipana, de acordo com cada data comemorativa e na festa junina não é diferente.

“As crianças pesquisam, dançam, se divertem, mas aprendem muito, pois são estimuladas a viver literalmente o sentido da nossa cultura. Então, não é somente um café da manhã, é um momento onde podemos explorar cores, sabores cheiros e todo conhecimento envolvido nesse tema. Dessa forma eles aprendem livremente e criam memórias afetivas que são construídas naturalmente”, afirmou a coordenadora.

Os pequenos da Educação Infantil também se deliciaram com as comidas típicas e se animaram com a chegada do mês de junho. Para a coordenadora Karla Valéria, esse resgate é muito importante, pois se torna um momento de vivenciar e experimentar nossos costumes. “Todo esse ambiente decorado, o som das bandeirinhas, isso tudo traz uma emoção que a criança se sente pertencente e se contagia. E viver isso com eles é muito emocionante”.

Valéria também relatou que o foco é sempre aliar o pedagógico com o lúdico. “Incentivamos a compreensão das mensagens das músicas, a interação social, todo esse olhar mais apurado no sentido pedagógico para que possamos internalizar esse momento junino nos corações das crianças”, finalizou.

A programação da manhã ficou completa com a visita do cantor sergipano Erivaldo de Carira, que compartilhou com os alunos um pouco de sua vida, respondendo curiosidades e cantando suas canções autorais.

artigos relacionados

CCPA recebe representantes da Great Schools para Fórum Estratégico

10 de jun de 2024
Entre os dias 11 e 13 de junho, o CCPA será a sede da Great Schools, o ecossistema educacional que reúne escolas de outros quatro estados. Evidenciar a sergipanidade e fomentar as tradições da cultura de Sergipe, são pilares educacionais do Colégio, por isso, o momento será de planejamento, mas também de apresentação da cultura […]
VEJA MAIS

Ação solidária Projeto Sol arrecada doações para o Rio Grande do Sul

17 de maio de 2024
A campanha segue até o dia 23 de maio e está recebendo agasalhos, cobertores e lençóis. O ponto de coleta fica no hall da secretaria do CCPA (portaria principal).
VEJA MAIS

CCPA traz orientações a respeito de doenças respiratórias

17 de maio de 2024
No canal do colégio no Youtube está disponível uma conversa com a pediatra Dra. Andréa Carvalho Menezes, que destacou a importância de tomar algumas medidas preventivas para evitar surtos.
VEJA MAIS
Veja todas as notícias

Baixe nosso app

crossmenu