A semana começou com muita emoção para pais, alunos e professores do CCPA. Nesta segunda-feira, 08/04, sete adolescentes de 13 a 17 anos receberam a carta de aceite da Kennedy Space Center International Academy, que vai proporcioná-los uma imersão na NASA.
O momento da convocação foi de muita alegria e orgulho para todos os presentes, principalmente para os pais, que vibraram pela conquista dos seus filhos. Silvana Vieira Lima, é mãe de uma das alunas selecionadas e estava feliz pela filha, de apenas 13 anos. “Fico feliz porque é algo que ela teve interesse de participar, quando surgiu a oportunidade de seleção demonstrou a vontade e nós incentivamos, pois é boa aluna e dedicada. Então vale a pena proporcionar essa experiência para ela, de poder ir para fora do país e viver algo dela, isso é maravilhoso. Além disso, ficamos mais seguros, pois a viagem será feita junto com a escola que escolhemos para ela, em que confiamos desde que ela entrou no maternal”, destacou.
Outra mãe orgulhosa foi a Thaise Meneses Gamalho, ela contou que a filha de 15 anos sempre falava que um dia iria conhecer a NASA. “Ela sempre se interessou por ciência, robótica e astrofísica. Sempre se saiu muito bem em tudo que participou e acredito que essa oportunidade foi uma porta que se abriu para o sonho dela, já que ela tem interesse em fazer faculdade fora. Além disso, o contato com os profissionais da NASA pode abrir a mente para novos caminhos, além de treinar ainda mais o inglês”, ressaltou.
Felicidade
Ansiosos e com muita expectativa para participarem dessa experiência extraordinária, os alunos falaram um pouco sobre a emoção de receber o resultado. Sophia Meneses Gamalho, 15 anos, contou que assim que viu o anúncio da seleção correu para participar. “Estou muito animada, fiz a inscrição na esperança que ia dar certo e deu. Sempre sonhei e sempre quis trabalhar na NASA, falava para minha família e quando vi essa oportunidade não perdi”, relatou.
João Pedro Fontes Cerqueira, 14 anos, diz que gosta muito de ciências e que tem vontade de estudar fora do país. “Estou muito feliz porque vou poder ir para os EUA, viver uma nova experiência e conhecer a NASA, que deve ser muito legal, estou na expectativa de conseguir ver o lançamento de um foguete”, contou o aluno.
Seleção
Das 16 vagas disponíveis para escolas de todo o Brasil, 07 selecionados foram sergipanos, todos alunos do CCPA. A experiência internacional vai contemplar jovens com interesse nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia. A jornada acontece em novembro, no Center for Space Education, em Cabo Canaveral, na Flórida – EUA.
Para a coordenadora do English Class, Amanda Silva, essa experiência será um divisor de águas para os alunos, pois muitas universidades, incluindo brasileiras, aceitam esse tipo de currículo. “Quando os alunos já veem isso no Ensino Médio, antes mesmo de chegar de fato o 3º ano, já é uma construção de currículo fantástica, que depois a vida acadêmica acaba dificultando. Para quem pensa seguir na pesquisa, chegar na faculdade com uma experiência dessas é maravilhoso e para quem pensa em fazer uma faculdade fora é ainda melhor, um diferencial enriquecedor”, afirmou.
Por isso, a coordenadora enfatiza a importância do contato com a língua inglesa desde cedo, ainda nas séries da Educação Infantil. “Quanto antes a criança é apresentada à língua, mais ela absorve de forma natural. Para que pudessem participar dessa imersão, os alunos precisavam ter proficiência em inglês, não bastava querer ou gostar da área de tecnologia. Dessa forma, fica claro o diferencial de ter o contato com o inglês desde cedo”, destacou.
O CCPA entende essa necessidade da língua inglesa na preparação dos seus alunos, por isso, foi pioneiro se tornando o primeiro Centro Oficial Preparatório dos Exames Internacionais de Proficiência Cambridge English, em Aracaju. Além do aprendizado da segunda língua, os alunos também são preparados para os exames de proficiência da Cambridge University Press & Assessment. Por meio do Projeto de Internacionalização, o colégio também possibilita a experiência do intercâmbio, pois através de parcerias com universidades estrangeiras, é possível encaminhar o aluno aos EUA para a realização de cursos.
Conheça os alunos aprovados!
João Pedro Fontes Cerqueira
Maria Eduarda Vieira Lima Rehem
Julia Mello Rocha Déda Chagas
Sophia Menezes Gamalho
Vitor Almeida Costa Maia
Lucas Menezes Bitancourt Teles
Saulo Menezes Calasans Eloi Neto