CCPA
Matrícula

Notícias

HOME
Abril foi marcado por ações voltadas para a leitura 

Abril foi marcado por ações voltadas para a leitura 

Uma dessas ações foi o projeto “Ler, Aprender e Crescer”, desenvolvido por alunos do Fundamental 1, incentivando que os alunos mergulhassem nas páginas dos livros
02 de maio de 2024
252
Compartilhe este artigo

No mês de abril foram comemorados o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18, e também o Dia Mundial do Livro, no dia 23. Por isso, as turmas da Educação Infantil e do Fundamental I do CCPA realizaram ao longo do mês diversas atividades em alusão a essas duas datas tão importantes para a educação. 

Uma dessas ações foi o projeto “Ler, Aprender e Crescer”, desenvolvido por alunos do Fundamental 1, incentivando que os alunos mergulhassem nas páginas dos livros para expandir horizontes e experiências. De acordo com a coordenadora, Nívea Melo, cada turma escolheu uma história para que fosse feita a releitura, mas todas elas falavam sobre diversidade, respeito, inclusão e diferentes culturas.

Ainda segundo a coordenadora, as histórias infantis trazem um universo de possibilidades e de conhecimento, que contextualizam e organizam o pensamento da criança. “As histórias tem poder transformador, quando a escola e a família estimulam atividades práticas, que fomentam a interpretação de forma lúdica, desmistifica a dificuldade e faz com que as crianças tomem gosto e desenvolvam o hábito da leitura. A escola tem a missão de sensibilizar as famílias sobre a importância da leitura e de propagar essa prática, não só na instituição, mas também no ambiente doméstico”, afirmou.

As turmas da Educação Infantil também desenvolveram projetos e atividades que demonstraram a importância do livro nos primeiros anos da criança. Foram realizadas contações de histórias, apresentações sobre as obras exploradas em sala de aula, além da troca de livros entre as crianças. 

Para a coordenadora da Educação Infantil, Valéria Barbosa, esses momentos de vivência são de extrema importância. “São neles que as crianças produzem, experimentam, criam e participam ativamente como protagonistas da ação educativa. O contato com o livro é fundamental nesses primeiros anos, pois ele é uma janela de possibilidades para o mundo da leitura, para a construção inicial da escrita e da consciência fonética. Mesmo com a mediação do adulto, a criança passa a ter essa percepção de quão grande é o mundo das letras”, destacou.

Outro momento importante dos projetos voltados ao Dia do Livro, foi a participação das famílias, que estiveram presentes nas apresentações, valorizando o trabalho desenvolvido pelos alunos. O CCPA, acredita no poder da leitura como uma ferramenta para o crescimento pessoal e acadêmico, e está comprometido em inspirar uma geração de leitores apaixonados.

artigos relacionados

Semana da Família: atividades demonstram a importância dos laços familiares

17 de maio de 2024
As atividades do Dia da Família foram uma parceria com o Projeto LIV (Laboratório de Inteligência de Vida) que é desenvolvido pelo CCPA e tem como objetivo primordial fortalecer o cuidado socioemocional, dentro e fora da sala de aula
VEJA MAIS

Consumo consciente: CCPA realiza Bazar Junino

07 de maio de 2024
O colégio estimulou as famílias para que participassem do Bazar expondo as vestimentas juninas usadas em anos anteriores
VEJA MAIS

Infantil: espaço proporciona acolhimento e segurança  

03 de abr de 2024
O prédio, que fica separado dos demais segmentos do Colégio, possui variedade de brinquedos e espaços adequados para realização de atividades pedagógicas do dia a dia.
VEJA MAIS
1 2 3 10
Veja todas as notícias

Baixe nosso app

crossmenu